FAZENDAS ECO, MOÇAMBIQUE

Especificações do projeto

Localização

Província de Sofala, Moçambique
(703961,99 m E, 8082745,32 m S)

Plantações

Cana-de-açúcar orgânica

Data de conclusão

Fase 1: Setembro 2020
Fase 2: Outubro 2020

Tamanho

Fase 1: 650 Hect
Fase 2: 350 Hect

Escopo

Clique na imagem para ampliar

AGRICO -

Desafios do projeto

Com um projeto do tamanho da Eco Farms, criar a infraestrutura para transportar água para a lavoura é uma tarefa difícil. A água deve ser bombeada do rio Zambeze para os 20 pivôs centrais da fazenda, distribuídos por uma grande área situada entre 6 e 11 km do rio.

Projetar um sistema de irrigação eficiente foi definido como um grande desafio. A equipe da Agrico foi encarregada de criar uma solução econômica que agregasse valor em termos de custo ao longo do tempo, manutenção e operação a longo prazo.

AGRICO -

A solução Agrico

O projecto extraía água do rio Zambeze, de onde era transportada para uma estação de bombagem do rio através de um canal fluvial. Este canal foi escavado junto com o local da estação de bombeamento, a fim de posicionar a estação com segurança longe do rio e protegê-la contra enchentes. Seu grande tamanho garante uma baixa velocidade de vazão, permitindo que os sedimentos do rio se assentem e fornecendo às bombas uma água mais limpa.

O layout exclusivo da estação de bombeamento apresenta um contêiner com bombas de turbina vertical (VT), instaladas em cima de uma estrutura de concreto colocada no meio do poço de sucção. Essas bombas VT garantem que o nível flutuante do rio não afete a escorva das bombas e elimina completamente o risco de as bombas serem inundadas. Motores e controles foram colocados 1 m acima da linha de inundação para reduzir o custo normal de manutenção e problemas de escorva.

As tubulações de água a granel consistindo de tubos de PVC de 500 mm foram instaladas para fornecer água a um canal revestido de plástico. O canal, construído seguindo um contorno e cortado e preenchido conforme necessário, forneceu uma maneira econômica de transportar água para a barragem de distribuição. Aqui, as bombas equipadas com variadores de velocidade (VSDs) regulam a pressão da água para economizar energia e melhorar a relação custo-benefício.

Outra estação de bombeamento vertical foi construída para bombear a água da barragem de distribuição para os pivôs centrais individuais. A tubulação interna e o cabeamento foram instalados e, finalmente, a instalação do pivô pôde começar. Começando no sul e continuando até as partes mais ao norte, foram construídos um total de 20 pivôs centrais Agrico. Todos os pivôs foram conectados ao Agrico Web Control, que permite o controle remoto e a comunicação suave entre pivôs, bombas e o sistema de controle.

AGRICO -

Galeria do projeto

Fale-nos das suas necessidades de irrigação - adoraríamos ajudar

Temos filiais por toda África Austral

Fornecemos soluções de irrigação comercial para uma ampla variedade de fazendas que cultivam diversificadas  frutas e legumes. O seu agente Agrico mais próximo pode fornecer as informações, conselhos e suporte necessários que precisa para tomar decisões informadas sobre sua estratégia de irrigação. Fale connosco hoje mesmo